Mais de 730 mil empresas já fecharam no país em 2023

De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas 736.977 empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022, bem como um crescimento de 34,7% sobre o mesmo período em 2022. Ao mesmo tempo, neste mesmo período, foram abertas 1.331.940 empresas, o que gerou um saldo positivo de 594.963 empresas abertas, e um total de 21.020.285 empresas ativas no Brasil.

Destas pouco mais de 21 milhões de empresas ativas no país, 93,7% são micro ou pequenas empresas, sendo boa parte delas compostas por microempreendedores individuais: segundo o boletim, 57,9% de todos os negócios ativos no país são MEIs.

Como podemos observar, a relação emprego e trabalho está mudando no Brasil. Muitos trabalhadores estão deixando de ser empregado e passando a ser Empreendedores.

Segundo a Catho, empresa de recrutamento e seleção, apesar das palavras emprego e trabalho serem usadas para explicar o “ofício”, na prática são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.

O trabalho está pautado em projetos, metas, objetivos e sonhos. Ele vai além da necessidade financeira.

Nós, do SERAE, sabendo destas mudanças oferecemos cursos profissionalizantes nas áreas de refrigeração, máquina de lavar e elétrica, incluindo a instalação de energia solar que está crescendo muito. Ofícios estes muito necessários à sociedade e capaz de proporcionar aos participantes trabalhar em empresas do ramo ou montar seu próprio negócio.

Venha fazer parte deste time. Entre em contato conosco pelo telefone/WhatsApp 21 4105-4435

 

            

Deixe um comentário