Split Inverter pode gastar mais energia que um split convencional?

Quem já ouviu alguém dizer que tinha um aparelho de split convencional e trocou por um split inverter e a conta de luz subiu?

Primeiro vou explicar alguns detalhes básicos que influenciam na conta de luz. O primeiro fator que influencia é o consumo de energia, que é o somatório da potência de tudo que você tem em sua residência multiplicado pela quantidade de horas que os aparelhos, lâmpadas, chuveiro elétrico e etc. ficam ligados por mês. Por exemplo, se você tem uma lâmpada na sua casa que tem a potência de 10 Watts/h e você usa ela 8 horas por dia, em um mês o consumo será 10 x 8 x 30 = 2.400 w ou 2,4Kw.

Outro fator são as bandeiras tarifárias verde, amarela e vermelha, que é uma tarifação que a concessionária de energia (light, Enel e etc) nos cobram quando não há água suficiente nos reservatórios das hidrelétricas e é necessário que as mesmas comprem energia das termelétricas, que são mais caras.

Outro fator é o ICMS que varia de acordo com o consumo total de energia. 

Caso o aumento na sua conta de energia não foi motivado pelos dois últimos itens que falei (Bandeira tarifária e mudança na alíquota do ICMS) seguiremos com as  investigações a seguir.

Antes de falarmos das possíveis causas de aumento de consumo do split inverter vou resumir como os mesmos funcionam.

Os splits inverter trabalham com variação de capacidade, eles aumentam e diminuem sua capacidade automaticamente de acordo com a necessidade.

Por exemplo, um split inverter de 9.000 BTUs pode variar entre 3.500 e 10.000 BTUs. Ops, quer dizer que o inverter pode ter uma capacidade maior do que a que vem descrita na caixa? Sim. E esse é mais um grande benefício da Tecnologia inverter. O split inverter normalmente trabalha acima de sua capacidade para refrigerar o ambiente mais rápido. Se você ajusta o controle do split para 22ºC e o ambiente está em 30ºC o split vai trabalhar na potência máxima (nesse exemplo, 10.000 BTUs) para gelar o ambiente o mais rápido possível. E quando a temperatura do ambiente vai se aproximando da temperatura ajustada (22ºC) o split vai diminuindo sua capacidade (nesse exemplo, para 3.500 BTUs). Como você já deve estar imaginando, um split de 3.500 BTUs consome muito menos energia que um split de 9.000 BTUs. Esse é outro benefício dos split inverter, grande economia de energia elétrica. Mas Léo quando um split inverter pode consumir mais que um split convencional?

1ª Situação: Quando o split convencional é utilizado por menos horas que o split inverter. Muitos usuários de ar condicionado tendem a usar muito pouco seus Splits convencionais, com o objetivo de gastarem menos energia elétrica, usando por poucas horas por mês, somente em dias de calor intenso. E quando trocam para split inverter deixam ele ligado o dia todo por várias horas acreditando que por serem mais econômicos vão gastar menos mesmo usando bem mais. 

2ª Situação: Split subdimensionado. Muitas vezes o cliente acaba comprando o split sem pedir para que um mecânico de refrigeração qualificado faça o cálculo de carga térmica.

Se um ambiente que necessite de um split de 18.000 BTUs, por exemplo, o cliente compra um de 9.000 por não ter feito a avaliação antes, esse split vai trabalhar na maior parte do tempo acima de sua capacidade causando um aumento de consumo de energia elétrica.

Outras situações que causam o aumento do consumo de energia elétrica tanto no split convencional quanto o inverter:

  • Portas e janelas abertas – Ambientes com portas e janelas abertas aumentam consideravelmente a carga térmica do ambiente além de aumentar o índice de poeira no ambiente sujando mais rápido a serpentina.
  • Instalação mal feita – Problemas na instalação como não respeitar distâncias da tubulação, confinamento das unidades, pouca ventilação nas unidades evaporadoras e condensadoras, vazamento de fluído, carga de fluído incorreta entre outras falhas na instalação além de poderem gerar maior consumo de energia elétrica podem também reduzir a vida útil de seu equipamento.

Por isso, sempre busque profissionais qualificados para fazer sua instalação e sempre desconfie quando o valor cobrado for muito abaixo do de mercado. Uma instalação mal feita pode até parecer barata no início, porém as despesas posteriores serão maiores. 

Conclusão, quando for instalar o split inverter é fundamental fazer o cálculo de carga térmica e a instalação com profissional qualificado. Seguindo essas orientações seu split inverter irá gelar durante muito tempo e com a economia de energia que o fabricante anuncia.

No SERAE você encontra o curso de Split Inverter onde te dará toda a base para fazer reparos e manutenções nos splits inverter.

Leonardo Alves
CEO – SERAE – Cursos Profissionalizantes

Central de matrículas: (21) 4105-4435

Site: serae.com.br

Unidade Rio
Rua Padre Telêmaco, 118, Cascadura, Rio de Janeiro

Unidade São Gonçalo
Trav. Anair Amarante, 1.572, Mutuá, São Gonçalo

Unidade EAD
ead.serae.com.br

Deixe um comentário