6 dicas para iniciar no ramo da refrigeração

Muitas pessoas desejam migrar de ramo para o ramo da refrigeração pois percebem que há uma alta demanda por serviços e profissionais nessa área e é uma área extremamente rentável (para bons profissionais). 

Pensando nisso, elaboramos as 6 principais dicas para começar bem e ter sucesso nesse segmento.

1 – Treinamento

A ferramenta número um para quem quer trabalhar no ramo da refrigeração e ter sucesso é o treinamento. Procure por cursos renomados que ofereçam treinamentos de qualidade, visite cada um deles, veja carga horária, conteúdo programático, quantidade de alunos formados, laboratórios, salas de aula e etc. 

Um profissional bem capacitado conhecerá bem como funciona o sistema de refrigeração o que vai lhe dar condições de fazer um diagnóstico rápido e assertivo dos defeitos e dar uma solução rápida e garantida para seus clientes.

Um bom treinamento também vai lhe proporcionar segurança para executar o serviço e também para conversar e explicar para seus clientes ou supervisores o que precisa ser feito para solucionar o problema da maneira correta.

2 – Pontualidade e apresentação

Seja extremamente pontual nos agendamentos que fizer com seus clientes. Esteja uniformizado e com as ferramentas adequadas para cada serviço. A primeira impressão conta muito na conquista do cliente.

3 – Preço

Para começar, cobre o menor preço possível para arcar com seus custos operacionais (Combustível, alimentação, estacionamento etc.) e ter uma pequena margem de lucro para que consiga fechar muitos serviços. Nesses primeiros serviços tire foto e faça filmagens do antes e depois de uma higienização, da instalação e qualquer outro serviço que fizer. Esse material você irá usar nas suas divulgações.

Não queira já nos primeiros serviços ter uma alta margem de lucro. Conforme você for conquistando mais clientes através dos serviços bem feitos e das indicações dos seus clientes e ficando sem horário em sua agenda aí sim é hora de aumentar seu preço..

4 – Divulgação

Faça panfletos e cartões de visita para divulgar seus serviços. Mantenha o telefone sempre ligado e atenda as ligações e responda as mensagens dos clientes o mais rápido possível. Um bom atendimento conta muito para conquistar o cliente.

Crie perfis nas redes sociais e publique fotos e vídeos dos serviços que você fizer. Isso te trará muitos novos clientes.

Coloque suas redes sociais nos panfletos e cartões de visita e incentive seus clientes a conhecer mais do seu trabalho.

5 – Serviço de excelência

A qualidade dos seus serviços será seu maior marketing e seu melhor vendedor será seu cliente. Seja extremamente caprichoso, atencioso, educado e deixe tudo funcionando perfeitamente. Não esqueça de deixar o ambiente limpo e organizado. Nada de deixar poeira, pontas de fio, pedaços de fita isolante ou até mesmo marcas de mão suja nos equipamentos, paredes e móveis do cliente.

Mesmo fazendo tudo da maneira correta podem surgir alguns serviços de garantia, quando algum cliente ligar para reclamar de algum problema, seja o mais solícito possível e atenda o mais breve possível, isso conta muito para que seu cliente te indique cada vez mais.

6 – Registre tudo para vender mais

Todos os serviços que você fizer registre em uma agenda. Registre o dia que você instalou um split na residência de um cliente por exemplo, e depois de 6 meses ligue para ele para oferecer uma manutenção preventiva, uma higienização etc. 

Muitos profissionais hoje fazem a instalação e esquecem do cliente. Já imaginou quantos clientes você terá daqui um ano que poderá oferecer uma higienização?

No SERAE você encontra cursos nas áreas de Refrigeração, Elétrica, Energia Solar e Máquina de Lavar Roupas. 

Leonardo Alves

Central de matrículas: (21) 4105-4435

Site: serae.com.br

Unidade Rio
Rua Padre Telêmaco, 118, Cascadura, Rio de Janeiro

Unidade São Gonçalo
Trav. Anair Amarante, 1.572, Mutuá, São Gonçalo

Unidade EAD
ead.serae.com.br

Deixe um comentário