Você conhece a área da refrigeração?

A área da refrigeração é um campo da engenharia e tecnologia que se dedica ao estudo, desenvolvimento e aplicação de sistemas e equipamentos projetados para controlar e manter a temperatura de espaços, substâncias ou produtos em níveis mais baixos do que a temperatura ambiente. Isso é geralmente alcançado através da transferência de calor de uma determinada área ou substância para outro local, onde o mais comum é o ambiente externo.

Os sistemas de refrigeração são amplamente utilizados em várias aplicações, incluindo:
1. Refrigeração de alimentos: Em supermercados, restaurantes e residências, para manter alimentos frescos e evitar a deterioração.
2. Refrigeração industrial: Em processos industriais, como fabricação de produtos químicos, alimentos processados, produtos farmacêuticos e eletrônicos, para controlar a temperatura durante a produção e armazenamento.
3. Refrigeração de espaços: Em edifícios comerciais e residenciais, para fornecer conforto térmico aos ocupantes, especialmente em climas quentes.
4. Refrigeração médica: Em hospitais e laboratórios, para armazenar e transportar produtos sensíveis à temperatura, como vacinas e amostras biológicas.
5. Refrigeração de transporte: Em veículos refrigerados, como caminhões e contêineres, para transportar produtos perecíveis a temperaturas controladas.
6. Refrigeração de processos: Em aplicações industriais, como refinarias e usinas de energia, para resfriar equipamentos e garantir o funcionamento eficiente dos processos.


Os sistemas de refrigeração podem ser baseados em uma variedade de princípios de operação, incluindo compressão de vapor, absorção, resfriamento evaporativo e outros. O campo da refrigeração também está sujeito a regulamentações ambientais devido ao uso de refrigerantes que podem afetar a camada de ozônio e contribuir para o aquecimento global. Portanto, o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e eficientes é uma área de foco importante na indústria de refrigeração.

Você imaginava o tamanho desta área?

Você pode iniciar no ramo da refrigeração com sistemas pequenos como os residenciais e comerciais e depois se aperfeiçoar em equipamentos de maior capacidades e mais sofisticados, pois o funcionamento dos sistemas de refrigeração são muito parecidos.

Segundo Vagner Possani, instrutor do SERAE

Fazer um curso básico bem feito, aprendendo os conceitos, você tem maior chances de crescer na profissão da refrigeração.

Deixe um comentário